sábado, 8 de outubro de 2011

CANOAS: Alquimias e lembranças dos anos diamantinos

A alquimia, ao contrário da ciência moderna que busca descobrir o novo, preocupava-se com os segredos do passado, além de preservar um suposto conhecimento antigo. Alquimizar, portanto, é como se o elixir da longa vida, um remédio que curaria todas as coisas e daria longevidade àqueles que o ingerissem. A idéia da transformação de metais em ouro, por exemplo, acredita-se estar diretamente ligada a uma metáfora de mudança de consciência, um oposto de "metamorfose ambulante" como cantou o super roqueiro Raul Seixas. A pedra, assim, seria a mente "ignorante" que é transformada em "ouro", ou seja, "sabedoria".

É assim que, de certa forma, procuro trazer à tona a lembrança de um tempo dourado e que jamais será esquecido. Um tempo que marcou uma geração, cuja criatividade rompeu barreiras, tabus e preconceitos, enquanto a sua coragem derrubou estigmas quase seculares. E um dos mais marcantes exemplos foi o movimento denominado de "Woodstock", nos Estados Unidos, no ano de 1969 e o "Cio da Terra" ou "Woodstock Gaúcho", promovido nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS, nos dias 29, 30, 31 de outubro de 1982, com a participação de 15 mil jovens, enquanto no restante do Brasil vivíamos soba égide do movimento chamado de "Jovem Guarda", seguido pelo "tropicalismo". Ambos não resultaram em nada em termos de revolução social ou renovação de atitudes, a não ser em certos comportamentos como a maneira de vestir, de dançar, do corte de cabelos, mas movimentos com certa dose de alienação que se tornaram marcas indeléveis na nossa vida de adolescentes desde os anos dourados, passando pelos diamantinos até os setentinos.

Assim, levo até vocês registros fotográficos de um grupo de amigos que marcaram essas três décadas em Canoas, porém, é preciso ressaltar que em absoluto os registros têm a haver com o movimento iniciado a partir da UEE - União Estadual de Estudantes. Foi apenas e tão somente um registro histórico para rememorar o quão indignada era a juventude daquelas décadas.

E vamos aos registros dos jovens canoenses:
Na inauguração do escritório de engenharia dos Vargas: Cláudio Odir Fagundes de Vargas e Carlos Gilberto Fernandes de Vargas, vendo-se na foto: Neco, Cláudio Odir Fagundes de Vargas, Carlos Gilberto Fernandes de Vargas (Giba), Naldo, Manoel, João Nienov, Ricardo, Carlinhos Costa (Zefa) e Zequinha Soares.
A comemoração teve a presença do cronista social Francisco Antonio Pagot (Xio Júnior), Ricardo, Manoel, Naldo. E sentados: Carlinhos Costa (Zefa), Zequinha Soares, Carlos Gilberto Fernandes de Vargas (Giba), José Antônio Scarantto e João Nienov. 
Carlinhos Costa (Zefa) dando o show, Francisco Antonio Pagot (Xico Júnior - encoberto), Zequinha Soares, Carlos Gilberto Vargas (Giba) e José Antonio Scarantto.
Carlinhos (Zefa) Costa cantando na inauguração do Escritório de Engenharia criado por Carlos Gilberto Fernandes de Vargas (o Giba) e o Cláudio Vargas, então na rua XV de Janeiro, próximo ao hoje Via Porcello Shopping. Na foto, além do Carlinhos, em primeiro plano, vê-se: Beretta, Francisco Antonio Pagot (Xio Júnior), Zequinha e Giba Vargas.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário