quarta-feira, 10 de março de 2010

Da roça, em Entre Rios-RS, a chegada em Canoas em fevereiro de 1952

LEGENDA - Prédio que foi a primeira sede provisória da Prefeitura Municipal de Canoas, no período de 15 de janeiro de1940 até final de janeiro de 1952. E a partir de 06 de fevereiro de 1952, a primeira mora da Família de Luiz Pagot e Bililde Antonia Carlotto Pagot, sendo que na porta e janela à direita fora instalado o Bar Ideal, que funcionava também, como restaurante.

Era o dia 06 de fevereiro de 1952. O calor escaldante, quase ao ponto do insuportável. A sorte que chegamos ao entardecer, logo algumas lâmpadas dos postes da rua começaram a acender. A iluminação era ainda com lâmpadas comuns, de uma luz amarelada.

Nessa época, assim que começamos a nos habituar com a "civilização", com os novos ambientes, os novos hábitos e costumes, ainda que falássemos um sotaque bastante carregado de gringo italiano da colônia - o que era motivvo de gozação tanto entre os amigos que íamos formando na rua que passamos a morar, como entre os colegas de colégio -, o que mais se ouvia no rádio, então só em ondas curtas (AM), a partir de 1953, quando foi lançado em disco de vinil, era Kalu, um dos grandes sucessos de Dalva de Oliveira. (abaixo o endereço da música "Kalu"), então casada com o compositor Herivelto Martins, que em 2009 tiveram suas vidas contada na minisérie "Dalva e Hervelto - Uma Canção de Amor".

Ali na mesma rua, moravam o militar e historiador João Palma da Silva, autor de "As Origens de Canoas" e de "A Pequena História de Canoas - Cronologia" (livro este em que Palma me homenageia com algumas citações sobre o meu trabalho de cronista social), além de outros livros de poemas e artigos publicados no Correio do Povo, ainda em formato standard, e em pequenos jornais de Canoas. O "seu" Macahdinho, que era delegado e pai do Derly, Ricardo (o Tota) e Paulo Odone (o Pila), esse dois últimos nossos amigos e companheiro de peladas, ainda no tempo da bola de meia ou de borracha, que jogávamos em terras que pertenciam ao "seu" Jacob Longoni ou "véio" Jacó, como o tratávamos, exatamente onde hoje funciona o Colégio Estadual Marechal Rondon.
Dalva de Oliveira e interpretando "Kalu, um de seu maior sucesso na década de cinquenta, 

Dalva de Oliveira interpretando "Kalu", grande sucesso no início dos anos 50.


1ª Música interpretada ao vivo na TV Brasileira: TV Tupy, em 1950.

Nenhum comentário:

Postar um comentário