quinta-feira, 11 de março de 2010

Meu primeiro colégio: Grupo Escolar André Leão Puente, que a insensibilidade demoliu

Canoas 1953 - Em pé: Osmar Pagot, Luiz (Lui) e Paulo Bohn e Clara Maria Mahfuz. Agachados: Dirceo e Franscico Antonio (Xico Júnior) Pagot, Vanderley Mahfuz, Bruno Pagot e Marco Aurélio Mahfuz. Ao fundo, à direita, a casa que pertenceu a família Pfeil, pais do cineasta e pesquisador Antônio Jesus Pfeil, ou na época, também conhecido como "Antonio BonitoCanoas 1956 - Francisco Antonio (Xico Júnior) Pagot por ocasião da primeira comunhão. Foto do Studio Valdez, na Coronel Vicente, próximo à atual Rua da Igreja.
Canoas 1956 - Francisco Antonio (Xico Júnior) Pagot por ocasião da primeira comunhão. Foto do Studio Valdez, na Coronel Vicente, próximo à atual Rua da Igreja.
Grupo Escolar de 1º Grau André Leão Puente, primeira escola estadual de Canoas, construido em 1901. Depois passou a chamra-se Escola Estdaual de 1º Grau André Leão Peunte.

Já no ano de 1952, eu como meu irmãos, fui cursar o primeiro ano primário - hoje primeira série do 1º Grau - no Grupo Escolar de 1º Grau André Leão Puente, anos depois rebatizada de Escola Estadual de 1º Grau André Leão Puente, prédio construído em 1901, que ficava na Rua Victor Barreto, esquina com com a Napoleão Laureano e foi a primeira escola estadual a ser inaugurada em Canoas. Era uma uma construção da décadas anteriores, de nobreza arquitetônica que, demolida, restou um vazio, uma lembrança doída pelo descaso e a desimportância com a própria história em relação ao patrimônio histórico-arquitetônico da cidade. As suas paredes reuniam detalhes artísticos: as portas e os marcos das janelas de madeira de lei. Escadaria acimentada com corrimões desenhados artisticamente, portões de ferro telados, tudo rodeado por frondosas árvores nativas que enchiam de aroma aquele ambiente de um romantismo que acabou ficando apenas na memória. E tudo como se Canoas e sua gente não tivesse tido um passado, uma história a ser preservada como uma verdadeira relíquia cultural, lamentavelmente!

As autoridades, os políticos e a elite municipal dominante parece que nasceram sem qualquer sentimento de preservação, qualquer desejo de resguardar as relíquias histórico-arquitetônicas-cultural que marcam as mais importantes e românticas épocas da nossa ingorada cidade. Um dia, quem sabe, a própria história arquitetônica irá reclamar, assim como o todo cultural que praticamente inexiste, mas que, graças a alguns poucos denodados, está sendo resgatado.

Pois, alí foi minha primeira professora a saudosa Ely Machado, que anos depois viria a se tornar minha amiga, assim como sua filha. Faziam parte do corpo docente as professoras Maria Corrêa, Antoninha Flório Escobar e Odete Freitas, entre outras. Já na fase ginasial, entre as centenas de estudantes, quem se destacava ea a Valquíria Machado, que ao se casar agregou o sobrenome de Fortes. Valquíria era, sem sombra de dúvidas das mais bonitas e sensuais garotas do André Leão Puente e de Canoas, tanto que entre o grupo de rapazes passou a ser conhecida como a "Brigitte Badot de Canoas", tal o seu charme e sensualidade.

Recordo que, depois de ter sido suspenso por três dias das aulas de Latim e ter que escrever 1.000 vezes "Não devo agredir o professor", no então Externato São Luiz (assim mesmo com"Z"), hoje Colégio La Salle, por ter jogado o livro de cutelo nas costas do Irmão Imério (esse uma bajulador dos então chamados "filhinhos de papai", ou seja, gente bem financeira e socialmente), e depois de receber uma reguada nas mãos, para não apanhar dos meus pais, matava as aulas de Latim e ia até o Colégio André Puente ver as meninas na hora da aula de Educação Física. E la estava, entre as alunas, a "Brigitte Bardot de Canoas", sensualíssima no seu uniforme de ginástica: short bem justinho, delineando as atraentes curvas do seu corpo, e blusinha cavada, ressaltando o colo e os seios. Era um "sexy must" para a época.

Brigitte Bardot - Marcha de Carnaval, em francês.
Brigitte Bardot e Cláudia Cardinale em "Lês Petroleuses"
Brigitte Bardot cantando "Moi Je Joue"
Homenagem à querida amiga Valquíria Machado Fortes


*** Para ampliar as fotos basta UM CLIC sobre as mesmas.
.

2 comentários:

  1. olá
    fui aluna do andré puente e procurando sobre a história foi em poucos lugares que encontrei. Seu blog é muito bom parabéns! sou secretaria da Escola Especial para Surdos Vitoria e estamos realizando um trabalho sobre a semana de Canoas e uma das turmas está abordando sobre prédios historicos. As informações contidas neste blog são muito boas.
    Conheça sobre nossa escola
    http://vitoriasurdos.blog.terra.com.br/
    Um abraço
    Irinéia Ferreira

    ResponderExcluir